Velhas marcas e um outro mundo possível: análise do engajamento virtual da campanha “redondo é sair do seu quadrado”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n1.43890Resumo
Este artigo partiu de nosso interesse em problematizar não apenas a efetividade de enunciados-ativistas, materializados em campanhas e discursos publicitários, capitaneados pela marca de cerveja Skol, mas analisar o engajamento desse conteúdo discursivo-audiovisual como potencial agente de transformação social, a partir de sua(s) reverberação(ões), por parte de sua audiência digital, em mídias com funções pós-massivas. Para isso, coletamos dados nas mídias sociais às quais as campanhas foram veiculadas para mensurar seu engajamento, e a partir do material empírico coletado mais a revisão teórica, vimos que a marca gradativamente adota uma comunicação mais inclusiva, mas o debate que se desvela desse material ainda é tímido.
Palavras-chave: Engajamento. Militância de marca. Campanha publicitária.