Indústria de perfumaria: amostras grátis como estratégica mercadológica no comportamento do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n1.43935Resumo
Este trabalho foi motivado pelo crescente consumo de perfumes entre os consumidores brasileiros, colocando este país na liderança mundial desde 2010, como enfatizou a E-commerce Brasil. A partir da análise desse cenário apresentado, a problemática desse artigo foi pensada a partir do questionamento dos fatores que influenciam o processo e a decisão de compra de perfumes a partir do uso de amostras grátis. Portanto, para entender essa situação de pesquisa, tomamos por base os aspectos que influenciam a compra, suas motivações e outros fatores situacionais de compra e consumo. Para a elaboração da coleta de dados, trabalhamos com a pesquisa quantitativa, aplicando um questionário online para uma amostra de consumidores e, a seguir, procedemos, através da análise descritiva, o exame do conjunto das respostas. Desta forma, foi possível identificarmos alguns fatores que determinam o consumo de perfumes.
Palavras-chave: Perfumaria. Amostras Grátis. Comportamento do Consumidor.