A cor no ambiente político partidário: uma breve análise sobre a semântica das cores nas eleições municipais de 2008, em Palmas – Tocantins
Resumo
O uso da cor na construção simbólica das eleições municipais de 2008, em Palmas, capital do Estado do Tocantins, é o objeto de estudo do referido trabalho. Baseia-se, essencialmente, nas abordagens apresentadas por GUIMARÃES, em “A cor como informação” (2004) e em “As cores na mídia” (2003). Trata-se de uma leitura semiótica da campanha eleitoral, com análise do elemento “cor” como informação e instrumento da semântica (de identificação dos partidos políticos) utilizado durante o pleito. Um estudo de caso que busca dirimir a ideia reducionista atribuída às cores, por vezes pelos condutores da informação (mídia, marketing político), por outras pelo senso comum, de que a cor repousa apenas em seu ambiente meramente ilustrativo. Mas, sobretudo, contribuir para aumentar o leque de interpretações proporcionado pelo mundo das cores a todo o processo de comunicação.Palavras-chave: Cor. Informação. Cultura. Semiótica.
Downloads
Não há dados estatísticos.