Etnografia virtual: um panorama do método nos estudos de jornalismo em congressos do Intercom
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n3.44976Resumo
Para compreender em que medida a abordagem etnográfica contribui para os estudos de jornalismo digital, o artigo traz a análise dos trabalhos apresentados entre 2012 e 2016 na divisão temática de Jornalismo no Congresso Nacional do Intercom, com base na Análise de Conteúdo. Entre os 655 artigos analisados, foram identificados 55 artigos relacionados à comunição digital e sete artigos que utilizaram a etnografia como método. Dentre estes, cinco representam intersecção entre as áreas. A partir da análise, constata-se a presença modesta da etnografia nos estudos de jornalismo digital, embora a aproximação do Jornalismo com a Antropologia já se estabeleça há algum tempo. A discussão sobre possibilidades e desafios da etnografia para explicar as interações no ambiente digital é ancorada na revisão do histórico do desenvolvimento do método, sua aproximação com o Jornalismo e posterior transposição para o ambiente digital.Palavras-chave: Jornalismo Digital. Etnografia virtual. Netnografia. Análise de Conteúdo. Internet.
Downloads
Não há dados estatísticos.