Multiletramentos na prática: a criação de objetos digitais de ensino-aprendizagem a partir do PowerPoint em nova perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n3.44979Resumo
Pautado em autores como Rojo (2012, 2013, 2016, 2017), Moran (2008) e Lemke (2010), este artigo objetiva refletir sobre a inserção dos multiletramentos na escola, considerando para isso o software PowerPoint como possibilidade de criação de objetos digitais de ensino-aprendizagem (ODEAs). A partir da crescente presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), analisamos as mudanças percebidas pela sociedade e demandadas, em consequência disso, da escola e, em especial, do professor. Explicitamos então o que são ODEAs, apresentando o PowerPoint em nova perspectiva, revelando sua potencialidade como ferramenta para a criação de ODEAs. Por fim, expomos elementos de ODEAs criados por professores de língua portuguesa, confirmando que o educador pode estar alinhado a uma educação condizente com o século XXI, assumindo assim a postura de mediador no processo educacional. Acreditamos que ODEAs são possibilidade viável, interessante e bastante eficaz para a construção de uma escola em que o educando também é autor de seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Multiletramentos. ODEAs. PowerPoint.