Fake news x fact-checking: o boato na rede e a rearticulação da mediação jornalística

Autores

  • Lidia Lima e Silva PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n4.45293

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as mudanças substanciais nas atribuições do jornalismo em meio às novas configurações dos meios de produção e circulação de informações na web, que passa a envolver os receptores/ interlocutores, agora habilitados a produzirem conteúdos e os objetivos reais da checagem de fatos. Buscando recuperar a credibilidade perdida em decorrência de produções tendenciosas e da manipulação de informações, a imprensa passa a adotar o fact-checking como uma estratégia para reaver a confiança da sociedade e ser identificada como instituição capaz de determinar o que é verdadeiro e o que não é.

Palavras-chave: Jornalismo. Fake News. Fact-checking. Mediação.

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Publicado

2019-04-19

Edição

Seção

Artigos