Construção imagética na web: como o jornalismo brasileiro vem mudando com a geração dos memes e virais

Autores

  • Heloísa Cipriano Lima PPGC/UFPB
  • Liana Vidigal Rocha

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n4.45317

Resumo

Dada a enorme gama de conteúdo na Web, e como ela consegue atingir de forma rápida todos os tipos de pessoa, de diferentes classes sociais e culturais, este artigo propõe trabalhar o olhar imagético atrelado à informação que, por vezes, é difícil de ser alcançada por todos. Para isso, o objetivo deste artigo é mostrar esse olhar por meio do fazer web-jornalístico, que se apropria cada vez mais do humor para se aproximar do leitor em questões ocasionalmente complexas e delicadas. Para tanto, é utilizada a chamada narrativa de viralidade e os memes, conceitos contextualizados durante o artigo com a seleção de matérias publicadas na Internet, entre os anos de 2015 e 2018. Por fim, com as pesquisas bibliográfica e descritiva, a observação e a dedução das matérias jornalísticas apresentadas, conclui-se o artigo com exemplos que fazem parte da rotina dos internautas e que, ao mesmo tempo, integram o fazer jornalístico atual; juntamente com a compreensão de como a narrativa de viralidade é implicada no contexto informativo brasileiro.

Palavras-chave: Webjornalismo. Memes. Narrativa de Viralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Edição

Seção

Artigos