Fake News no ambiente corporativo: estratégias usadas pelo Relações Públicas

Autores

  • Gabriela Barbosa Clemente PPGC/UFPB
  • Pryscila Galvão
  • Lucas Jorge Garcia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n4.45318

Resumo

Dentro da tal “era de informação” lidamos com fenômenos que partem da facilidade que se tem em criar, reproduzir e disseminar informações, onde muitas vezes, as mesmas não passam por uma análise de veracidade. Dentro disso, temos as “fake news”, ou seja, as notícias falsas, que possuem como objetivo manipular e distorcer a opinião pública sobre determinadas situações. Dentro do meio corporativo, a opinião pública se faz de grande importância para o direcionamento e planejamento das ações e da comunicação da empresa, as fake news possuem um impacto ainda maior quando informações deturpadas afetam o desenvolvimento da empresa com e para seus públicos. Com esse contexto, o profissional que relações-públicas, trabalhando diretamente com a opinião pública, cabe a ele viabilizar estratégias de comunicação para evitar e lidar com essas notícias falsas. Neste trabalho temos como objetivo mostras quais são essas estratégias e como elas são utilizadas e aplicadas dentro do contexto corporativo pelos profissionais de relações-públicas.

Palavras-chave: Fake news. Estratégias. Relações Públicas. Imagem e ambiente harmonioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Edição

Seção

Artigos