Vim, viralizei e venci. Comunicação e conhecimento memético nas eleições italianas 2018

Autores

  • Fabíola Ballarati Chechetto PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n4.45339

Resumo

Este artigo investiga superfícies do fenômeno comunicacional produzidas durante um espalhamento estético e cultural que vem ganhando popularidade e força no contemporâneo, o meme. Os memes selecionados nesta pesquisa circularam durante as eleições legislativas italianas em 2018 e a partir da emergência deste empírico, evocamos dois conceitos sobre o conhecimento: um, aforístico (Braga, 2014) e outro, como dialética da imaginação (FERRARA, 2015). Observar as peculiaridades deste dispositivo nas redes sociais digitais na Itália foi uma escolha guiada pela peculiaridade das relações e riqueza no diálogo com a alteridade. Durante o enfrentamento do sujeito, problematizamos o Kitsch como estratégia discursiva (MIGUEL, 2011) e recorremos à noção de dissenso (RANCIÈRE, 1996) como terreno fértil para o jogo democrático junto com um potencial de letramento político (CHAGAS, 2018).

Palavras-chave: Meme. Mídias digitais. Comunicação. Comunicação e Política. Teoria da Comunicação.

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Publicado

2019-04-19

Edição

Seção

Artigos