Jogos pedagógicos: a aprendizagem gramatical através do lúdico

Autores

  • Maely Silva de Farias PPGC/UFPB
  • Ianny Thalita Marques de Andrade
  • Roseane Batista F. Nicolau

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n4.45460

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de introduzir atividades lúdicas, a partir do uso de jogos, nas práticas metodológicas de professores de Língua Portuguesa. Esta proposta surgiu da constatação de que muitas atividades relativas à gramática, como emprego dos verbos, transitividade, concordância, entre outros, não são atrativas para os alunos, mesmo sendo esses conteúdos vistos por meio de gramáticas reflexivas. O jogo é uma ferramenta que desenvolve a psicomotricidade, as relações sociais e, sobretudo, por tornar as atividades de ensino e aprendizagem mais significativas para os alunos e professores. Fundamentamos este trabalho em teóricos que tratam dos jogos voltados para a educação, tais como: Brougère (1998), Kishimoto (2002) e Nicolau (2011), que demonstram as contribuições dos jogos nas práticas de ensino. Foram realizadas entrevistas com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, de escolas do Vale do Mamanguape, bem como a aplicação da atividade lúdica em turma do Ensino Fundamental II, conjuntamente com os professores.


Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Conteúdos gramaticais. Jogos pedagógicos.

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Publicado

2019-04-19

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS