A usabilidade de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: um estudo sobre o Moodle da UFSM

Autores

  • Cíntia Moralles Camillo PPGC/UFPB
  • Liziany Muller

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n5.45831

Resumo

Este artigo descreve a usabilidade do Ambiente Virtual de Ensino de Aprendizagem Moodle utilizado pela Universidade Federal de Santa Maria, sob a ótica dos discentes de quatro cursos de graduação presenciais, com o intuito de apontar aspectos positivos e negativos de cada um dos critérios analisados em relação a usabilidade do Moodle. Para tanto, utilizou a metodologia de estudo de caso tipo exploratória, com método qualitativo e quantitativo, bem como a técnica prospectiva de avaliação com escala Likert. Dessa forma, evidenciou-se dentro de cinco critérios avaliados pelos educandos, que dois não satisfizeram as necessidades esperadas, apontando os fatores e as possíveis soluções.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Inofrmação e Comunicação. Graduação. Estudode Caso, Usabilidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-19

Edição

Seção

Artigos