A usabilidade de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: um estudo sobre o Moodle da UFSM
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n5.45831Resumo
Este artigo descreve a usabilidade do Ambiente Virtual de Ensino de Aprendizagem Moodle utilizado pela Universidade Federal de Santa Maria, sob a ótica dos discentes de quatro cursos de graduação presenciais, com o intuito de apontar aspectos positivos e negativos de cada um dos critérios analisados em relação a usabilidade do Moodle. Para tanto, utilizou a metodologia de estudo de caso tipo exploratória, com método qualitativo e quantitativo, bem como a técnica prospectiva de avaliação com escala Likert. Dessa forma, evidenciou-se dentro de cinco critérios avaliados pelos educandos, que dois não satisfizeram as necessidades esperadas, apontando os fatores e as possíveis soluções.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Inofrmação e Comunicação. Graduação. Estudode Caso, Usabilidade.