Comunidade LGBT como protagonista publicitária: uma Análise de Discurso da Campanha Doritos Rainbow
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n5.45845Resumo
Busca-se analisar neste trabalho, os efeitos de sentidos produzidos no discurso publicitário da campanha Doritos Rainbow “amplie o seu mundo”, as múltiplas formas de representação das orientações sexuais e identidades de gênero. A metodologia centra-se na abordagem qualitativa através da Análise de Discurso de linha francesa, para compreender através do corpus estabelecido, a estrutura textual (verbo-visual) na superfície linguística, no objeto discursivo e em sua formação discursiva. É abordado um levantamento teórico que reflete o surgimento dos movimentos homossexuais e o reconhecimento da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Intersexuais e outros que compõem a pluralidade da sigla LGBT, passando por uma perspectiva dessas representações na publicidade. Nossa base teórica se apoia nos seguintes autores: Eni Orlandi (2001), Regina Facchini (2011), Jorge Leal (2016), Judith Butler (2003), Vinícius Pereira (2006), Renata Coutinho (2014).
Palavras-Chave: Análise de Discurso. Comunidade LGBT. Doritos Rainbow.