Hipster: caracterização bibliográfica segundo a cultura de consumo

Autores

  • Rodrigo César Tavares Cavalcanti PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n6.46235

Resumo

O Hipster como fenômeno cultural incitou diversas interpretações e julgamentos no início dos anos 2000. Apesar de disso, não há consenso quanto a sua definição, tornando-se um termo nebuloso para a mídia e para a academia. Este artigo objetivou caracterizar o Hipster por meio conhecimento gerado no meio acadêmico. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa básica e bibliográfica a partir de artigos científicos que deram destaque ao fenômeno sob a lente da cultura de consumo. Foram geradas como resultado 11 categorias descritivas organizadas em 4 eixos temáticos que dialogam com a literatura da área. Conclui-se que o hipsterismo é um fenômeno cultural rico, complexo e mostra o quanto o mercado influência nas organizações sociais, assim como o consumidor opera para achar seu espaço nesse contexto.

Palavras-chave: Hipster. Cultura de consumo. Pesquisa bibliográfica.

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Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

Artigos