Product placement em House of cards e a reputação de Kevin Spacey associada à marca Apple
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n6.46390Resumo
O product placement é uma ferramenta publicitária para alcançar consumidores durante seu momento de entretenimento, no qual marcas exibidas durante a narrativa audiovisual se associam ao endosso de celebridade. Como objetivo principal, buscamos compreender qual é a percepção dos usuários da Netflix acerca da série House of cards diante da imagem de Kevin Spacey após notícias polêmicas, ao questionarmos se o histórico pessoal do ator afeta a imagem da marca Apple divulgada por meio de product placement. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em grupos focais. Como resultado principal, os respondentes não consideram que a imagem de ator afeta a imagem da marca em caso de envolvimento de escândalo pela celebridade, isso apenas aconteceria se a mesma continuasse apoiando-o após as revelações negativas.
Palavras-chave: Product placement. Streaming. Narrativa. Celebridade.