Análise do software GCompris como recurso educacional para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22478/temática.v15i12.49037Palavras-chave:
Aprendizagem, Escola, Jogo educacional, Mediação, Professores.Resumo
O melhor modo de transformar a relação dos sujeitos com a tecnologia é submeter seus produtos a uma avaliação, tendo em vista seu uso potencial como recurso educacional. O objetivo deste trabalho é analisar a suíte de aplicativos GCompris como um todo, tomando-a como um recurso educacional. Foi utilizado o método das 22 questões, de Ferreira et al (2008), no intuito de descobrir seu valor educacional e pedagógico para ser aplicado pelos professores. As discussões orientam-se pelas categorias função do software, nível de aprendizagem e impacto sobre os sujeitos escolares e relação professor-aluno. Salienta-se que o GCompris pode ser classificado com um jogo educacional e, quanto ao nível de aprendizagem, comporta-se como um software relacional. Por fim, afirma-se a importância da mediação do professor para fazer a adequação e contextualização do GCompris e, ainda, defende-se a necessidade de problematizar a inserção de softwares educacionais no contexto.