Critérios de noticiabilidade e jornalismo cultural: um estudo de caso

Autores

  • Geso Batista de Souza Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22478/temática.v15i12.49162

Palavras-chave:

Teorias do Jornalismo, Noticiabilidade, Valores-notícia, Sociologia da Comunicação, Jornalismo cultural.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre os critérios de noticiabilidade praticado no suplemento literário Prosa & Verso, do jornal carioca O Globo, durante o período de 2008. Propõe-se refletir sobre as reportagens de capa deste caderno, observando como operam os profissionais desta editoria no processo de seleção das obras literárias presentes nessas capas. Efetua-se uma análise das características da produção jornalística segmentada e questões do mercado de bens simbólicos, imbricadas nesse processo. Como parte das conclusões, verificou-se que o suplemento literário é um mecanismo de divulgação notório e consideravelmente influente para o sucesso de um bem simbólico. Desse modo, o jornalismo cultural adquire destaque nesta esfera cultural, pois pode operar o fortalecimento de uma tradição ou revelar novos rumos, valendo-se de julgamentos que legitimam ou não determinadas obras e artistas. Tal processo o posiciona como intermediário na consagração de agentes e instituições.

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Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

Artigos