Critérios de noticiabilidade e jornalismo cultural: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22478/temática.v15i12.49162Palavras-chave:
Teorias do Jornalismo, Noticiabilidade, Valores-notícia, Sociologia da Comunicação, Jornalismo cultural.Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre os critérios de noticiabilidade praticado no suplemento literário Prosa & Verso, do jornal carioca O Globo, durante o período de 2008. Propõe-se refletir sobre as reportagens de capa deste caderno, observando como operam os profissionais desta editoria no processo de seleção das obras literárias presentes nessas capas. Efetua-se uma análise das características da produção jornalística segmentada e questões do mercado de bens simbólicos, imbricadas nesse processo. Como parte das conclusões, verificou-se que o suplemento literário é um mecanismo de divulgação notório e consideravelmente influente para o sucesso de um bem simbólico. Desse modo, o jornalismo cultural adquire destaque nesta esfera cultural, pois pode operar o fortalecimento de uma tradição ou revelar novos rumos, valendo-se de julgamentos que legitimam ou não determinadas obras e artistas. Tal processo o posiciona como intermediário na consagração de agentes e instituições.