Considerações sobre o design visual de personagens representativos: estudo de caso do projeto Malaika
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n12.49196Palavras-chave:
HQ3D, Interatividade, Representatividade, Afro.Resumo
O desenvolvimento crescente da tecnologia tem modificado e adaptado mídias diferentes a cada dia e as histórias em quadrinhos (HQ`s) merecem acompanhar esses desenvolvimentos. Este artigo descreve o processo de concepção e desenvolvimento de um projeto de HQ tridimensional interativa, acompanhando a pesquisa, conceituação e desenvolvimento visual do projeto, cujo foco se dá no protagonismo de uma adolescente negra. O projeto Malaika traz contribuições interdisciplinares entre os campos que envolvem a criação de arte tecnológica e tradicional, propondo uma HQ interativa que traz a representatividade e o protagonismo de uma personagem negra, que encontra com sua cultura ancestral e fé. O projeto propõe uma HQ no formato clássico, porém com exploração de ambientes em três dimensões (3D), tornando a experiência do usuário mais dinâmica e imersiva.