A representatividade e a pluralidade do heavy metal nas ilustrações de Derek Riggs

Autores

  • Giovanni Lucena Costa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n12.49273

Palavras-chave:

Design Gráfico, Heavy Metal, Derek Riggs, Representatividade, Iron Maiden.

Resumo

Alguns artistas possuem obras que constroem e que desconstroem conceitos e valores da cultura dominante, representatividade e pluralidade à partir do seu traço, pintura, estilo, como é o caso do artista gráfico Derek Riggs, autor da concepção visual e artística do Iron Maiden, grupo britânico de Heavy Metal. Este artigo busca apresentar uma introdução acerca do público e dos fãs de Heavy Metal, de gerações representadas graficamente por Riggs, abordando temas como estética grotesca e contracultura. Neste estudo de caso pretende-se analisar quais são os elementos pré-iconográficos e iconográficos presentes na obra do artista os quais constroem esta representatividade e pluralidade, tendo como recorte a capa do LP “The Number of the Beast” de 1982.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Edição

Seção

Artigos