O espaço como fronteira transitável pelo som: pistas metodológicas para uma abordagem do eco na canção midiática de acústico
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n12.49280Palavras-chave:
Acústico, Eco, Espaço, Canção midiática.Resumo
Utilizado sobretudo em produções musicais acústicas, como possibilidade exploratória de transição do som no espaço, o eco define uma série de organizações dentro de estruturas engendradas pelas canções midiáticas dessa natureza (supostamente “menos elaboradas”). Abordando o eco como um dispositivo de sentidos na música, mapeamos duas pistas metodológicas para circunscrevê-lo: a existência de uma dimensão espacial atravessada pelo som e a ação convocatória de uma estética específica para canções acústicas. Como estratégia posta em funcionamento para traçar convenções de experienciação dessas canções, o eco reconfigura a própria dimensão espacial na qual se materializa, fazendo com que este espaço seja permeável e transitável também por nós ao consumirmos a canção (quando entramos em um processo experiencial).