Influenciadores digitais e os impactos no posicionamento de marcas e decisão de compra: um estudo da percepção das usuárias de Instagram

Autores

  • Ana Carla de Medeiros Lins Jácome
  • Maria Valéria Pereira de Araújo
  • Max Leandro de Araújo Brito
  • Telma Pignataro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n3.51015

Palavras-chave:

Web, e-Commerce, Mídias

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a percepção das usuárias do Instagram acerca dos impactos dos influenciadores digitais no posicionamento de marcas e na decisão de compra. A pesquisa é quantitativa, com uma amostra de 385 participantes. A coleta foi realizada através do uso de questionários estruturados na plataforma on-line de formulário do Google, a Google Forms. Os questionários foram respondidos por usuários do Instagram seguidores de influenciadores digitais. Como resultados o estudo revela que a grande maioria das usuárias do Instagram buscam informações através de influenciadores digitais com frequência, possuem confiança neles, já tiveram a visão mudada sobre determinado produto/marca, já compraram algum produto divulgado por eles e também já deixou de comprar por um feedback negativo. Desse modo, o estudo conclui que as usuárias do Instagram pesquisadas recebem impactos determinantes dos influenciadores digitais na escolha de marcas e na decisão de compra.

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Publicado

2020-03-05

Edição

Seção

Artigos