A voz que clama na internet: uma análise da série Vida de Oração, produzida pela youtuber Roberta Vicente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n3.51091Palavras-chave:
Youtube, Mídia, Religião, Influenciadores Diditais, Roberta Vicente.Resumo
O presente artigo propõe uma análise do conteúdo produzido no Youtube pela influenciadora digital Roberta Vicente, missionária cristã que ganhou notoriedade nacional a partir da popularização do seu canal. A compreensão do contexto que envolve jovens cristãos com grande audiência nas mídias sociais foi feita por meio de um levantamento de informações que partem desde o início da presença evangélica nos meios digitais, no início dos anos 2000, até o surgimento dessas figuras que contam com grande repercussão em suas publicações. Baseada em conceitos apontados por pesquisadores das áreas de comunicação e marketing, como Jenkins, Green e Ford (2014) e Gabriel (2010), além de estudiosos das relações entre mídia e religião, como McCarthy (2000), Martino (2014) e Miklos (2010), a pesquisa busca compreender o lugar ocupado por Roberta entre o público evangélico e a sua postura diante de um cenário marcado pelo dinamismo, fama, busca por audiência e a utilização de diversos mecanismos para gerar engajamento.