Do impresso ao audiovisual, do cinema ao videogame: as novas configurações do ensaio
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n6.53189Palavras-chave:
Ensaio, Filme-ensaio, Videogame, Experiência estética, Interatividade.Resumo
O artigo apresenta pontos de inflexão da história da forma ensaio na passagem de sua prática literária para a audiovisual, onde ganha características de videogame e se abre a experiências estéticas interativas. Num primeiro momento abordamos – a partir de Georg Lukács, Max Bense e Theodor Adorno – os preceitos do ensaio literário e como eles são trazidos para o filme-ensaio, o qual também tem sua especificidade, segundo Arlindo Machado e Joseph Maria Català. Em seguida descrevemos algumas formas novas que os ensaios apresentam: os vídeos ensaios em plataformas da internet e os ensaios interativos, com especial atenção aos videogames. Depois, discutimos modos de analisar essas novas formas, a partir dos estudos sobre experiência estética e de metodologias que incluem o espectador. Ao final, destacamos o caráter dinâmico, expandido e imersivo do ensaio nessas novas configurações e as possibilidades de compreender tais características a partir da ideia de experiência estética.