Experimentações audiovisuais seriadas durante a pandemia da Covid-19 no Gshow, Instagram, YouTube e Globoplay
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n12.56582Palavras-chave:
Experiências audiovisuais, Websérie, Plataforma digital.Resumo
Este estudo investiga as experiências audiovisuais que estão sendo produzidas na e para a internet, durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Para o estudo foram selecionadas as webséries: Se Eu Estivesse Aí (Gshow), Alta Sociedade, Baixa (Instagram), Sala de Roteiro (YouTube) e Diário de um Confinado (Globoplay) visualizadas como novas experimentações em áudio e vídeo, em diálogo com as orientações de restrição do contato presencial e isolamento social. Os procedimentos metodológicos adotados são de cunho qualitativo, estratégia de pesquisa descritiva e estudo de caso, destacando essas novas experiências e compreendendo o surgimento dessas webséries. O estudo revela que essas experimentações perpassam tanto pelos produtores independentes, quanto grupos midiáticos. E apresenta uma nova possibilidade de produção e formato audiovisual, especificamente para o ambiente digital difundida em plataformas on-line e redes sociais digitais.