O prefeito “gari”: uma análise de cobertura dos 100 primeiros dias do governo João Doria em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57131Palavras-chave:
Imagem pública, Campanha permanente, 100 dias de governo, Enquadramento noticioso, Comunicação política.Resumo
João Doria Jr venceu a eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2016 projetando-se como empresário e antipolítico. No primeiro dia como prefeito, vestiu-se de gari e encenou a varrição de uma praça. A atitude incomum para o cargo, logo virou rotina, com fantasias de pedreiro, roçador de grama, entre outras. Diante desse contexto, o artigo analisa como as estratégias de campanha permanente e marketing político de Doria foram enquadradas nos jornais Folha de S. Paulo e Estadão. O objetivo é entender se os veículos vestiram a imagem pública que o novo prefeito buscou imprimir ou se usaram a cobertura para desconstruir a narrativa oficial. Para a operacionalização da pesquisa, utilizamos o arcabouço teórico-metodológico do enquadramento noticioso proposto por Entman. São analisadas 323 notícias publicadas na versão impressa dos dois jornais entre 1º de janeiro e 10 de abril de 2016, período exato dos 100 primeiros dias de governo.