Uma análise do processo de gamificação em narrativas interativas da Netflix na prática de ensino

Autores

  • David Santana Lopes
  • William de Souza Santos
  • Lynn Rosalina Gama Alves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57132

Palavras-chave:

Narrativas Interativas, Produções Audiovisuais, Gamificação, Cultura Digital, Netflix.

Resumo

O artigo visa analisar as narrativas interativas Gato de Botas: Preso em um Conto Épico (2017) e Stretch Armstrong: A Fuga (2018), exibidas pela Netflix, diante de sua estrutura gamificada. Essa pesquisa qualitativa e exploratória, apresenta o fluxo de cada narrativa e o nível de complexidade no que se refere ao poder de escolha do interator/jogador. O resultado da pesquisa aponta os elementos que caracterizam uma estratégia de Gamificação dessas narrativas, bem como as lacunas existentes neste aspecto das ficções interativas analisadas. Por fim, nas conclusões são enfatizados os possíveis diálogos destas produções com os distintos espaços de aprendizagem, bem como investigações futuras que possam subsidiar intervenções pedagógicas com a mediação destas produções.

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Publicado

2021-01-07

Edição

Seção

DOSSIÊ: GAMIFICAÇÃO, JOGOS DIGITAIS E JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO