Mapeamento sistemático de pesquisas que versam sobre o uso da gamificação mediada por tecnologias digitais no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57161Palavras-chave:
Gamificação, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, Mapeamento Sistemático.Resumo
Este artigo trata de um mapeamento sistemático de pesquisas acadêmicas nacionais, que versam sobre o uso da gamificação por meio de tecnologias digitais nos processos educacionais de Matemática do Ensino Fundamental II e Médio. A pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2020 no catálogo de dissertações e teses da Capes. Após etapas metodológicas, identificou-se oito trabalhos categorizados em quatro focos temáticos: plataforma educacional, jogo digital, software educacional e teoria de aprendizagem. Os resultados apontam perspectivas quanto ao uso da gamificação com tecnologias digitais aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, à formação docente, além de estudo bibliográfico a respeito da integração da gamificação com a Teoria das Situações Didáticas. Por fim, compreende-se que a metodologia adotada pode resultar em outras categorizações e organizações, segundo os parâmetros adotados por outros pesquisadores.