Aprendizagem móvel: app judô game

Autores

  • Gabriela Conceição de Souza
  • Daniel da Cruz do Amaral Rocha
  • Israel Souza
  • Roberto Pires Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57175

Palavras-chave:

Informática, Educação Física, Computação, Artes Marciais.

Resumo

Entendemos que o espaço de aprendizagem pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento, não necessariamente em sala de aula ou laboratório. Desta forma, o conceito de gamificação surge para ressignificar algumas metodologias de ensino. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a aplicabilidade de um app para dispositivos móveis com a temática de judô. Foi idealizado pelos autores um app chamado de judô game e aplicado a professores de judô que responderam a um questionário semiaberto. As respostas foram analisadas de acordo com três categorias: relevância quanto ao uso de tecnologias para a aprendizagem; ensino aprendizagem com o uso de app; motivação e dinâmica de aplicação do app. Percebemos com esse estudo que o app Judo Game alcançou o objetivo a que foi proposto e teve aceitação por parte dos professores. Mais relevante ainda foi o reconhecimento da eficácia na aprendizagem dos conteúdos do judô a partir do uso do app.

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Publicado

2021-01-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: GAMIFICAÇÃO, JOGOS DIGITAIS E JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO