Fronteiras semióticas do screenlife: um jogo de signos entre cinema e novas mídias

Autores

  • Alex Damasceno
  • Heloísa Torres
  • Rudyeri Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57211

Palavras-chave:

Screenlife, Semiótica da cultura, Remediação, Novas mídias, Cinema.

Resumo

O artigo investiga o Screenlife – formato audiovisual em que a narrativa é completamente ambientada em uma tela de computador – como uma linguagem. Para isso, faz dois movimentos. O primeiro busca compreender as conexões entre as linguagens do cinema e das novas mídias, principalmente a partir do conceito de remediação, de Bolter e Grusin (2000). O segundo movimento é uma problematização semiótica, com base em Lotman (1996; 1999; 2000). Entendemos que o screenlife é um sistema formado na fronteira entre o cinema e as novas mídias, o que nos faz observar os modos como ele opera traduções entre esses sistemas. Além disso, ele se configura ao mesmo tempo como um texto regular, marcado por traços distintivos, e irregular, que se diferencia com a aproximação aos centros dos outros dois sistemas.

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Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Artigos