Esportes de aventura e mídia televisiva: uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Marcelo Faria Porretti
  • Heloísa Suzano de Almeida
  • Tainah de Paula
  • Monique Ribeiro de Assis

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60377

Palavras-chave:

Mídia, Esportes de aventura, Tecnologia.

Resumo

O objetivo deste artigo foi entender o esporte de aventura no contexto midiático televisivo, no esforço de responder aos seguintes questionamentos: os esportes de aventura realmente receberam influência da mídia na sua prática? Como se deu essa relação ao longo das últimas três décadas? A metodologia utilizada foi qualitativa com a realização de uma revisão integrativa de literatura. Os resultados apontaram 23 estudos que tratavam de esportes de aventura e mídia televisiva, em que, organizamos sete categorias para a discussão “estudos históricos, polissemia do termo, aspectos sociais, segmentação da mídia, mercantilização, glorificação do risco e estudos educacionais.” A contextualização teórica e prática da mídia televisiva e dos esportes de aventura nos diferentes contextos sociais, culturais e políticos nos permitiu identificar o caminho até aqui percorrido.

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Publicado

2021-08-21

Edição

Seção

Artigos