Patrícia Galvão nas telas televisivas: a representação de Pagú na minissérie Um só coração
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60391Palavras-chave:
Pagú, Minissérie, Representação, Feminino.Resumo
A trajetória de Patrícia Rehder Galvão, conhecida popularmente como Pagú, concentra o exercício de múltiplas facetas, desde o desempenho do fazer literário, exemplificado na confecção de contos policiais, romance proletário e outras narrativas, perpassando ainda o engajamento político que, por sua vez, ocasionaria inúmeras prisões por motivações políticas. Neste artigo problematizamos como a minissérie Um só coração, transmitida pela Rede Globo de Televisão, a retratou, confrontando tal representação com a imagem vinculada por Rudá de Andrade fruto de seu relacionamento com Oswald de Andrade bem como com estudos biográficos que visam apresentá-la não só a partir de tal relação, mas também por meio do seu ativismo no campo político e das artes. Considerando isso, fazemos uso da noção de representação, a partir de Chartier (1990), refletindo acerca das práticas sociais que viabilizam a construção de representações sempre vinculadas aos interesses de grupos e espaços que as possibilitam.