O enquadramento nas manchetes e fotografias na capa do jornal O Estado de S. Paulo no segundo turno da eleição presidencial de 2014
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60418Palavras-chave:
Eleições, Mídia, Jornalismo, Análise de conteúdo, Agenda-setting.Resumo
A partir da metodologia de análise de conteúdo, este estudo aponta que as alianças partidárias, os escândalos políticos e as pesquisas eleitorais foram as principais fontes de agendamento das manchetes do jornal O Estado de S. Paulo no segundo turno da eleição presidencial de 2014, disputado por Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). O enquadramento noticioso das manchetes mostra-se desfavorável à candidata e ao governo petista, enquanto as imagens que mostraram o dia a dia da campanha eleitoral conferiram mais destaque para o peessedebista. A presente análise contribui com a linha de estudo focada na observação dos conteúdos produzidos pelos veículos de comunicação no Brasil.