Análise de estratégias de ludificação e de gamificação em materiais para ensino e aprendizagem no campo do design, a partir de uma abordagem sistêmica para inovação social
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60629Palavras-chave:
Ludificação, Gamificação, Design, Abordagem sistêmica, Inovação social.Resumo
Esta pesquisa apresenta o caso de um projeto piloto de capacitação de jovens aprendizes que contribuiu para uma mudança social em uma instituição filantrópica denominada como Irmandade do Divino Espírito Santo, propondo soluções sistêmicas que complementam as atividades já realizadas pela instituição. O objetivo é demonstrar as estratégias instrucionais de ludificação e de gamificação percebidas em materiais socioeducativos criados por jovens aprendizes. Pelos aspectos metodológicos, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa e aplicada, tendo como procedimento o estudo de caso associado à observação-participante, seminários de discussão, entrevistas individuais e em grupo. Os resultados mostram uma contribuição da aplicação das estratégias de ludificação e gamificação para aprimorar as propostas. Também se evidencia o quanto o brincar é construtivo na formação social e no desenvolvimento cognitivo das crianças.