Feminismo e teledramaturgia: agenda feminista em produções brasileiras

Autores

  • Andréa Corneli Ortis
  • Mariana Nogueira Henriques
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60645

Palavras-chave:

Feminismo, Teledramaturgia, Pesquisa bibliográfica.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar, por meio de um cotejamento entre Brundson (1997), Pinto (2003) e Almeida (2012), como se deu a construção das pautas feministas, ao longo do tempo, na teledramaturgia brasileira através das novelas “Sua vida me pertence” (1951), “Malu Mulher” (1979), “Tieta” (1989), “Mulheres Apaixonadas” (2001), “Verdades Secretas” (2015) e da série “Mulher” (1998). Com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, observamos, primeiramente, uma forte relação entre as temáticas feministas e os produtos audiovisuais, no entanto, essa relação se dá através de “temáticas sociais”, que tiram o “rótulo” feminista das pautas.

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Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Artigos