Branded content e literacia publicitária: uma pesquisa exploratória de recepção
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n12.61504Palavras-chave:
Branded Content, Publicidade, Literária Publicitária, Pesquisa de Recepção.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre a literacia publicitária em relação a ações de branded content, a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa de recepção de cunho exploratório. São discutidas as aproximações e possíveis diferenças entre branded content e publicidade, além de analisados os resultados da pesquisa no que tange às quatro dimensões da literacia publicitária (MALMELIN, 2010) considerando duas ações veiculadas pelas marcas Faber-Castell e Skol Beats (reposicionada para Beats) no início do ano de 2021. Foi percebido um maior nível de literacia entre o público mais jovem, e uma necessidade em investir sobretudo na dimensão promocional da literacia publicitária, em função da dificuldade detectada no reconhecimento do formato de branded content; além de ser sinalizada a importância da literacia retórica, para que fiquem mais evidentes os objetivos mercadológicos.