Jornalismo de dados no contexto da midiatização: inserção e mudanças na ambiência jornalística
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n12.61565Palavras-chave:
Jornalismo guiado por dados, Midiatização, Ambiência jornalística, Afetações.Resumo
O artigo dispõe-se a refletir sobre a inserção do jornalismo guiado por dados no contexto da midiatização e as mudanças ocasionadas por ele nas redações “tradicionais”. Para tanto, examina-se o conceito do termo “midiatização” (GOMES, 2016; FAUSTO NETO, 2011) e suas implicações e mudanças para a mídia, especialmente na ambiência jornalística (FAUSTO NETO, 2009), bem como origem, conceito e características do jornalismo guiado por dados (TRÄSEL, 2014; BARBOSA, 2007), estabelecendo uma relação entre ambos. Destaca-se a existência de múltiplas afetações no ecossistema jornalístico, geradas pelo fenômeno da midiatização a tal vertente, tanto na ambiência de produção de conhecimentos como também na identidade profissional.