Multimodalidade e representações identitárias: análise de personagens do Jogo League of Legends
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n12.61623Palavras-chave:
Representação, Linguagem, Identidade, Gênero, Jogos Digitais.Resumo
Os jogos contribuem, através da forma com que representam diferentes grupos sociais, com a elaboração das identidades, portanto, são necessários estudos que investiguem essas representações. O objetivo deste trabalho é analisar como grupos minoritários são representados em personagens do jogo League of Legends, produzido pela empresa Riot Games, por ser um jogo de popularidade global. A pesquisa teve caráter qualitativo e método descritivo, analisando as narrativas e imagens de cinco personagens jogáveis os quais poderiam ser considerados pertencentes a grupos minoritários. Os resultados demonstram que, diante de um universo de mais de 150 personagens jogáveis, há carência de representações de sexualidade e diversidade, além de alguns personagens apresentarem estereótipos nocivos à representação de grupos minoritários.