O sujeito hipermoderno e a demanda por uma comunicação estratégica na publicidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61673Palavras-chave:
Publicidade, Comunicação estratégica, Hipermodernidade, Cultura, Produção de significados.Resumo
Preservar uma abordagem teórica se torna fundamental em um contexto hipermoderno (LIPOVETSKY, 2011). Desse modo, esta reflexão procura ir além do evidente ao questionar certos parâmetros que subjugam a comunicação (WOLTON, 2003). Isto posto, observar a comunicação publicitária por meio da cultura se torna relevante diante do predomínio dos valores exacerbados da modernidade. Assim, ao refletir sobre o tema em uma abordagem cultural, se assume tais práticas como forças sociais formativas ao contribuir não apenas para a reprodução, mas também na produção de significados e valores em uma sociedade (WILLIAMS, 2011). É desenvolvido ao longo deste artigo uma abordagem que aponta para a demanda por uma comunicação estratégica (CERTEAU, 1998) para a publicidade contemporânea. Tal perspectiva se desenvolve com base nos Estudos Culturais.