#RespeitaNossoCabelo: uma análise sobre a influência do Big Brother Brasil e sua repercussão nos debates raciais

Autores

  • Jordana Lourenço de Sena
  • Manuela do Corral Vieira
  • Ana Lúcia Reis dos Santos Prado

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61740

Palavras-chave:

Mídia, Racismo, Twitter, Consumo, Big Brother Brasil.

Resumo

Este artigo buscou analisar as repercussões midiáticas do reality show Big Brother Brasil após um episódio de racismo ocorrido na 21ª edição do programa, apresentando os comportamentos gerados e a interferência destes nos debates raciais. Deste modo, os objetivos foram avaliar a audiência televisiva do programa e investigar o conteúdo da hashtag criada, #RespeitaNossoCabelo. As análises foram realizadas a partir de dados quantitativos da Kantar IBOPE Media e da análise das mensagens na rede social Twitter. Ao final, observou-se a partir do gráfico de audiência, uma procura maior pela temática, gerando diversas reações no Twitter, tendo como maior resultado o sentimento de indignação e satisfação. Deste modo, observa-se o papel da Mídia enquanto facilitadora de debates sociais.

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Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

Artigos