Materialidades significantes e ideologias na constituição dos sentidos e do sujeito mulher no filme publicitário: “você não é meu dono”, da cervejaria Heineken
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61812Palavras-chave:
Sujeito, Análise do Discurso, Discurso Publicitário, Ideologia, Materialidades Significantes.Resumo
A partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso Materialista (AD), iniciada por Michel Pêcheux, na França, no fim da década de 1960 sob a influência de três autores: Althusser, Saussure e Lacan, acolhida e (re)significada por Eni Orlandi e outros importantes pesquisadores aqui no Brasil, buscaremos neste artigo analisar o funcionamento da ideologia e como esse contexto juntamente com as materialidades significantes ao se articularem produzem efeitos de sentidos no sujeito mulher dentro do discurso publicitário, para tal escolhemos como corpus de análise o filme publicitário da cervejeira Heineken “Você não é meu dono”, veiculado no ano de 2020. O uso de tal metodologia se dá pelo fato de que a pesquisa em AD viabiliza reflexões em relação aos diferentes processos que envolvem a circulação, a constituição e a formulação de sentidos no processo de significação.