Modelagem digital para apoio às Geociências com recursos gráficos dos games – Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61866Palavras-chave:
Cartografia. Ferramentas para games. Realidade virtual.Resumo
As Geociências têm experimentados avanços consideráveis com as geotecnologias disponíveis. Temas recorrentes como noção de escalas e interpretação de mapas continuam sendo desafios mesmo diante dessas tecnologias. Recursos de computação gráfica de produção de games estão sendo utilizados para constituição de modelos com base mais científica que importem parâmetros ajustados de dados de pesquisas para constituírem arquivos digitais customizados para experimentações em Cartografia. Este artigo visa explorar a interface de um software de modelagem de game, na utilização de suas ferramentas para analisar o potencial para estruturar um modelo guiado. Como resultados, foi construído e qualificado um modelo de maquete digital para o sistema da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo, com formato compatível para apresentação em ambiente de realidade virtual.