Construção de conteúdos noticiosos para stories: uma análise comparativa da CNN no Instagram e no Snapchat
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n2.62006Palavras-chave:
Stories. Instagram. Snapchat.Resumo
Este estudo surgiu da seguinte problemática: como as características do webjornalismo estão presentes e se manifestam no jornalismo móvel, mais especificamente nas narrativas em Stories no Instagram e no Snapchat? Pretendeu-se identificar as principais características dos Stories por meio dos conteúdos jornalísticos produzidos no aplicativo Instagram e Snapchat e as diferenças entre as duas redes sociais. Pretendeu-se também, como objetivos secundários, compreender a construção de reportagens exclusivas para tais dispositivos móveis e identificar como se dá a construção das linguagens imagéticas e textuais em reportagens exclusivas para os Stories no Instagram e no Snapchat. Para isso, o trabalho contou com uma análise de conteúdo com pressupostos de Laurence Bardin. A análise se deu pelo período de cinco dias em uma semana pré-determinada.