Perspectivas sobre a gênese da música armorial a partir da fala de dois músicos do Movimento Armorial: Clóvis Pereira e Antônio Madureira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n2.62048Palavras-chave:
Musicologia. Etnomusicologia. Etnografia. História da música. Ecos armoriais.Resumo
Em 18 de outubro de 1970 nasceu o Movimento Armorial, idealizado e liderado por Ariano Suassuna. O seu objetivo era criar uma arte autenticamente brasileira. Para criar a música armorial, Suassuna convidou Jarbas Maciel, Cussy de Almeida e Clóvis Pereira. Em 1971 Suassuna conheceu Antônio Madureira, e iniciou um “segundo” trabalho armorial voltado para a música. O objetivo desse artigo é apresentar o início da criação da música armorial, com base no percurso e discurso de Clóvis Pereira e Antônio Madureira, principalmente. É uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e etnográfica. Foram realizadas entrevistas com Clóvis Pereira e Antônio Madureira, assim como revisão da literatura. Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado concluída. Mais de meio século após tocar seus primeiros acordes, a música armorial continua viva e se transformando. E conhecer a história de compositores que fizeram parte do início é um meio de compreendê-la.