A produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais por não especialistas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n3.62462Palavras-chave:
Processo de produção audiovisual. Amador. YouTube. Instagram.Resumo
Mídias sociais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por muitas pessoas. Apesar de conteúdos e atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual envolvido ainda foi pouco estudado. Este trabalho investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e geralmente possuírem pouca formação na área. Os participantes relataram empenho contínuo em produzir conteúdos audiovisuais com qualidade.