Estratégias de campanha na eleição presidencial de 2018: o uso das cores pelos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)

Autores

  • Luiz Ademir de Oliveira
  • Lara Karoline Souza de Aquino

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n6.63268

Palavras-chave:

Comunicação Visual. Cor. Eleições Presidenciais. Instagram.

Resumo

O artigo investiga a importância das cores na propaganda política, tomando como objeto de análise postagens no Instagram dos dois principais candidatos à Presidência da República em 2018 – Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que disputaram o segundo turno da eleição. Pretende-se identificar, analisar e classificar o modo como foram usadas pelos candidatos na última semana do segundo turno das eleições 2018. Discute-se o uso das cores e a propaganda política e as suas especificidades. Quanto à metodologia, foram coletadas as postagens relativas ao período de 21 a 27 de outubro de 2018, com um recorte nas artes gráficas publicadas no Instagram pelos dois candidatos, resultando em 130 postagens, sendo 42 no perfil de Bolsonaro e 88 no perfil de Haddad. Utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

Artigos