Nostalgia e cultura de fãs: o resgate das capas da TV Guide no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n7.63487Palavras-chave:
Cultura de fãs. Literacia Midiática. Nostalgia. Twitter.Resumo
Além de ter alterado os processos criativos, industriais e tecnológicos que envolvem as práticas da cultura de fãs, a contemporaneidade trouxe novos desdobramentos aos estudos sobre a nostalgia do público. O atual ecossistema de conectividade possibilita a criação de comunidades em torno da nostalgia e o compartilhamento de conteúdos, formando amplos bancos de dados e museus virtuais sobre a história da mídia, dialogando diretamente com o conceito de literacia midiática. A partir deste contexto, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da literacia midiática, propostas por Mihailidis (2014), presentes nos conteúdos compartilhados no Twitter pelos perfis @RetroNewsNow e @SilverAgeTV sobre a revista TV Guide. Conclui-se que a relação entre a nostalgia e os fãs responsáveis pelos perfis parte de um conjunto de habilidades, indo além da simples postagem de conteúdos, mas da inter-relação entre processos críticos, criativos, tecnológicos e participativos.