Os desafios de comunicar a ciência durante a pandemia: um estudo de caso de uma universidade pública brasileira no Facebook

Autores

  • Pedro Farnese

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63818

Palavras-chave:

UFRJ. redes sociais virtuais. estratégias de comunicação. covid-19.

Resumo

A proposta deste artigo consiste em mapear as estratégias de comunicação implementadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Facebook durante os três primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, de março a maio de 2020. Utilizando como metodologia a análise de conteúdo, o estudo teve como foco a emissão de postagens na tentativa de compreender e explicar a relação entre a comunicação em rede e a responsabilidade de organizações que produzem ciência diante de um cenário pautado pela circulação de desinformação. Foi possível perceber que a instituição utilizou de diversos aparatos midiáticos, permitindo democratizar o conhecimento científico para um público amplo, incorporando preocupações sociais, políticas, econômicas e corporativas que ultrapassam os limites da ciência pura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Edição

Seção

Artigos