Escrita e letramento acadêmico na formação inicial do pedagogo: um estudo em uma licenciatura paulista
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n9.68008Palavras-chave:
Formação Inicial do Professor. Letramento Acadêmico. Pedagogia.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar indicadores de letramento acadêmico de professores em formação inicial de uma Licenciatura em Pedagogia, aqui também denominados como alunos-mestre. A Fundamentação Teórica está alojada no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada, com foco nos estudos sobre letramento. Esta interface, por sua vez, nos ajuda a construir sentidos a partir dos dados tratados neste trabalho. A Metodologia é do tipo Estudo de Caso, pois estamos entendendo a referida licenciatura como foco da coleta de dados. A abordagem é qualitativa, uma vez que optamos pelo olhar interpretativo intersubjetivo nas análises desenvolvidas. Os dados foram gerados a partir da aplicação de um questionário com cinco perguntas de múltipla escolha, disparado via whatsapp¸para alunos-mestre que cursam o terceiro período de Pedagogia, em uma universidade privada, localizada na região metropolitana de São Paulo. Os dados revelam um esforço da universidade em estimular práticas de letramento acadêmico na Licenciatura em Pedagogia, mesmo que ainda em fase embrionária.