Desfazendo a problemática conceitual entre ERE, EaD e TDIC

Autores

  • Francisco Romário Paz Carvalho
  • Nádia Cataryna Nogueira e Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n9.68009

Palavras-chave:

Educação a Distância/Ensino a Distância. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais.

Resumo

Este trabalho parte da seguinte questão norteadora: Educação a Distância (EAD)/Ensino a Distância (EaD), Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser vistos como sinônimos? Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo geral analisar os conceitos de EAD/EaD, ERE e TDIC com vistas a discutir o entendimento controverso dos termos (in)compreendidos pelo senso comum. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e revisão sistemática de literatura. Concluímos, portanto, que elucidar os termos EAD/EaD, ERE e TDIC é substancial para o entendimento adequado à utilização conforme o contexto. Além disso, demonstrar as contribuições das TDIC no processo de ensino e aprendizagem reside em apontar novos rumos à educação levando em consideração as consecutivas mudanças que o ambiente educativo tem enfrentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

Artigos