Superlativos e reações sociais-mercadológicas na indústria da moda: narrativas de transformação ou manutenção de práticas de produção e consumo?

Autores

  • Manuela do Corral Viveira
  • Vitória Melo Galvão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n9.68012

Palavras-chave:

Consumo. Comunicação. Moda. Fast e Ultra-fast fashion.

Resumo

O estudo a seguir explora o consumo, considerando o mesmo como parte da vida cotidiana, logo, característica do existir socialmente. A partir dele, porém, surgem novos modos de “consumos”, que refletem a sociedade contemporânea, caso do hiperconsumo explorado neste artigo, a partir de aspectos socioeconômicos, e atrelado ao mundo do vestuário pelo fast e ultra-fast fashion, estes, identificados como desdobramento de uma sociedade de hiperconsumo. Ao longo do trabalho foi percebido como a forma de consumir é um reflexo da sociedade e vice-versa, e por essa questão, as barreiras sobre “certo” e “errado” podem se tornar borradas. Atrelada a este impasse, foi levantada a importância das vestimentas pelo viés da cultura material e dos rituais de consumo, compreendendo a sua relevância que não insere os sujeitos como protagonistas da narrativa.

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Publicado

2023-09-21

Edição

Seção

Artigos