Um mergulho nas águas míticas de Narciso: uma proposta com literatura clássica no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n9.68013Palavras-chave:
Narciso. Mito. Sequência didática.Resumo
Fomentar a leitura em sala de aula configura-se como sendo algo primordial para o desenvolvimento de uma sociedade cidadã. Nessa direção, neste trabalho, inserido no campo dos estudos literários, apresentamos uma sequência didática, e seus resultados, a partir de aulas sobre o mito de Narciso. Fundamentamo-nos teoricamente em autores como Da Silveira e Sampaio (2012) e Calvino (1993). Metodologicamente, demonstramos como ocorreu o passo a passo do emprego da sequência didática utilizada com discentes da segunda e terceira séries da Escola Cidadã Integral Técnica Luiz Gonzaga Burity, em Rio Tinto, litoral norte da Paraíba. Os resultados demonstram que os discentes conseguiram assimilar os conteúdos trabalhados e produziram diferentes obras, tais como cartazes digitais, esquete teatral, vídeos curtos, entre outros. Desse modo, percebemos que o ensino dos clássicos, utilizando a criação de uma SD, configura-se como uma proposta que fomenta o crescimento educacional dos alunos da educação básica, além de servir como base para formação de outras propostas sobre a temática.